top of page
NORTARG.jpg

Noroeste Argentino

O Noroeste Argentino foi rota das caravanas carregadas de prata que vinham do Alto Peru, atual Bolívia, rumo ao porto de Buenos Aires, durante o período colonial.

 

Do ponto de vista cultural, a presença de povos originários é bem visível e muito presente nesta região, que pode ser percebida nos traços físicos, nos costumes, nas festas cerimonias e na culinária.

 

Nas Províncias de Salta e Jujuy, que fazem parte do Noroeste Argentino, estão concentradas as cidades e povoados que visitei nesta jornada que denominei andina: Salta - La Linda, Humahuaca, Iruya e Purmamarca. Inesquecíveis e impressionantes!

 

Em Salta está o Museu de Arqueologia de Alta Montaña – MAAM, onde se encontra o patrimônio arqueológico descoberto em 1999 no vulcão Llullaillaco, que pode ser visto em visita à exposição permanente do Museu. Llullaillaco foi um local sagrado para os Inkas. Lá foram encontradas três crianças e oferendas em perfeito estado de conservação. Essas crianças estão atualmente no Museu, e uma delas pode ser vista durante o percurso da exposição permanente e muitas informações sobre o período de domínio Inka na região. Para acessar mais informações clique aqui.

 

O Museu de Antropologia também pode ser visitado em Salta, onde estão expostas peças e artefatos da cultura dos povos originários da região. No final desta página, na galeria de fotos, tem uma compilação de alguns objetos. Mais inormações sobre o Museu estão no Link: https://www.facebook.com/museodeantropologiadesalta/

 

O Noroeste Argentino apresenta um relevo repleto de formações rochosas impressionantes, em padrões de pedra multicores, com áreas semidesérticas e de altitude, a Puna, bioma da Cordilheira dos Andes, que se estende ao norte da Argentina, Bolívia, Chile e Altiplano do Peru. O termo puna tem origem na língua quíchua, que significa região montanhosa.

 

As paisagens são espetaculares!

Veja também:

bottom of page