top of page

Noroeste Argentino

Os povos Chané, Wichi, Guarani, Qón (Toba) Chorote, Chulupi, Kolla Andino, Povo Diaguita, Atacama, entre outros se auto reconheceram originários no último Censo Populacional de 2010. Portanto, preexistentes na formação do Estado Nação Argentino (1853-1880).

Na atual Constituição Nacional, de 1994, no Art. 74, Inciso 17 e Provinçal de 1986, Art.15, é reconhecido o direito à terra, à identidade e cultura destes povos, portanto eles são protagonistas de sua historia.

A estimativa da população dos povos originários na Argentina, de acordo com o último censo, é de 955.32 pessoas. Na Província de Salta são 79.204 pessoas, que corresponde a 6,5% da população que se reconhece como indígena. Isto corresponde a quase o triplo da media nacional, que é de 2,4%. Estas cifras indicam que há um processo de auto reconhecimento e também um reconhecimento por parte do Estado da população dos povos originários no país.

Fonte: Museu de Antropologia de Salta

O Noroeste Argentino se caracteriza por seus diferentes ambientes geográficos ou unidades geoculturais, conhecidas como Puna, Vales e Quebradas e Chaco, imbricadas dentro de duas unidades maiores definida como Área Andina e Grande Chaco, com características geográficas, históricas e culturais desde o passado pré-hispânco, fragmentadas de maneira artificial como consequência do processo histórico e político ocorrido com a chegada dos espanhóis em território Argentino.

Um dos lugares mais lindos desta região é sem dúvida a Quebrada de Humahuaca, vale na Província de Jujuy, que foi declarada pela UNESCO, em 2003, como Patrimônio Mundial da Humanidade.

 

O termo"Quebrada"quer dizer vale profundo, declive feito pela água. A região desde sempre foi um ponto de comunicação económica, social e cultural. É habitada há mais de 10.000 anos, desde que aí se estabeleceu um pequeno aldeamento de caçadores-recolectores. Foi uma rota de caravanas para o Império Inka no século XV. Depois, tornou-se uma importante ligação entre o Vice-reino do Rio da Prata e o Vice-Reino do Peru, bem como palco para algumas das batalhas da Guerra da Independência Argentina.

clique na imagem para ampliar

bottom of page