top of page

ALTER DO CHÃO 
Amazônia - Pará

Até o século XVIII, Alter do Chão era habitada majoritariamente por comunidades indígenas Borari. 
 

Os Borari são um dos 180 povos indígenas que vivem na Amazônia brasileira, na região do Baixo Tapajós, às margens do Rio Tapajós. Há aproximadamente 500 famílias Borari, cerca de 2.000 pessoas, que vivem em seu território originário, Alter do Chão. 

 

No discurso de que “não existem indígenas em Alter do Chão” existe uma intensão de invisibilizar estes povos, apesar dos Borari nunca terem deixado suas aldeias, e sim, de terem sido engolidos pela urbanização de Alter. Essas falsas notícias mostram como que o poder político e econômico, que tem interesse em suas terras e águas da região, não mede esforços para apagar a existência do povo indígena Borari na região. 

A origem do nome da vila brasileira é uma homenagem à vila portuguesa de Alter do Chão. No início do século XX, Alter do Chão foi uma das rotas de transporte do látex extraído das seringueiras de Belterra e Fordlândia.

É um dos distritos administrativos do município de Santarém, no estado do Pará. Localizado na margem direita do Rio Tapajós, a cerca de 37 quilômetros de Santarém, sendo o seu principal ponto turístico. Abriga a mais bonita praia de água doce do mundo, segundo o jornal inglês The Guardian. Conhecida popularmente como Caribe Brasileiro.

clique na imagem para ampliar

bottom of page